“Os tesouros estão fora do galinheiro,…

…mas é preciso antes passar pelos guardas”

Depois de um longo tempo sem ver filmes, ontem vi A vila (The village, EUA, 2004). Fiquei impressionada com a fotografia. Queria falar do enquadramento da câmera do ângulo superior que achei foda, mas não entendo nada de cinema. Só gosto. Ponto.

De tantas reflexões que esse filme pode provocar, uma chamou-me a atenção: o medo daquilo que está do lado de fora. Achei interessante a semelhança com um trecho do  livro de Carlos Castañeda, O poder do silêncio. Há uma sequência na qual o personagem Don Juan, aprendiz de feiticeiro, é mantido prisioneiro em uma casa e atormentado pelos moradores sobre um suposto monstro que ficava à espreita.

“Uma sensação de total alheamento permitiu-lhe encarar o monstro que o havia aterrorizado por tantos anos. Don Juan esperava que o monstro avançasse e o agarrasse pelo pescoço, mas este pensamento não mais criava qualquer terror nele. Encarou-o por um instante e então passou sobre a linha. O monstro não o atacou como Don Juan sempre temera que fizesse, mas ficou indistino. Perdeu sua definição e transformou-se numa brancura enevoada, uma faixa mal perceptível de neblina.

Don Juan avançou na direção da neblina e esta afastou-se por medo. Perseguiu a faixa de neblina pelos campos até ter certeza de que nada sobrara do monstro. Soube então que nunca havia existido um. Não podia, entretanto, explicar o que temera esse tempo todo. Tinha a vaga sensação de que, embora soubesse exatamente o que era o monstro, alguma coisa evitava que pensasse a respeito.”

Belíssimo filme M. Night Shyamalan.

Anúncios

Sobre necildas

"Eu quase de nada não sei, mas desconfio de muita coisa."
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s